sábado, 11 de setembro de 2010

Da legalização

Tá todo mundo por aí comentando, já que estamos em época de eleição, sobre a legalização da maconha, alguns dizem que não vão voltar em tal pessoa porque ela vai legalizar a maconha, outros dizem que vão votar em tal justamente por isso. E a gente tem que ficar esperto e tomar seu ponto de partida, eu mesmo não soube o que dizer pois não tinha decido em que lado da guerra ficaria. Legalizar ou não?
E se legalizasse, o que aconteceria? Muita gente hoje morre no tráfico de drogas, mas convenhamos, quem vende maconha, apenas começa vendendo maconha, porque depois vem a cocaína, o crack... Então eu  acredito que a legalização não ia mudar muita coisa em quesito do tráfico, mudar vai pois acredito que a maconha é quem inicia muitos dos vícios por ter a fama de ser tranqüila e de quem não vai fazer mal, e a gente tem que ir sempre mudando, aos pouquinhos, não se espera que apareça em todas as favelas do Brasil um comando policial que acabe com todo o tráfico de uma vez por todas, é isso o que muito eleitor tá querendo, que toda essa situação, toda essa problemaiada do Brasil que vem sendo desenvolvida a mais de500 anos seja resolvida toda em 4 anos, é o cúmulo da ignorância. Como eu li há dois anos numa apostila e nunca esqueci "a desigualdade social nos países menos desenvolvidos se deu justamente porque seu desenvolvimento industrial foi de imediato, não dando o devido espaço e tempo as classes menores". Quer resolver o problema de educação no Brasil em 4 anos mas esquece que passamos 12 anos ou mais apenas no ensino fundamental e médio.
Voltando a legalização, o que aconteceria nas escolas? Se o cigarro e as bebidas já são proibidos para menores de 18 anos e o que mais se vê por aí são adolescentes de 15 ou 16 anos fumando, bebendo, isso quando já não estão metidos nas drogas. Vi uma vez numa reportagem do jornal que muitos adolescentes de 13 anos já experimentaram álcool, é porque hoje em dia tá muito fácil se conseguir álcool assim de bandeja, qualquer boteco da esquina que você chegar e pedir uma cachaça eles vão te dar, festas em que se oferecem bebidas alcoólicas. Em contrapartida muitos dos meus amigos de 18 anos já não bebem e nem fumam, ou se o fazem o fazem em pequena escala, pois durante sua adolescência já "aproveitaram" de mais e sofreram consequências de mais após perderem a lucidez. Ainda sim, os que continuam já estão com suas vidas enfiadas num buraco. Entende por aí como é difícil tomar um ponto de partida?
Hoje, em que a maconha é proibida já se um monte de coleguinha no colégio bebendo, fumando, alguns até já fazem realmente uso da maconha. Se a maconha se tornasse lícita a incidência dela em menores seria tanto quanto de menores bebendo e fumando. O que veríamos por aí? Um monte de adolescentes com os olhos vermelhos, desequilibrados, fazendo mais e mais besteira e confusão do que já fazem. E será que aos 18 teriam largado isso? Teriam sofridos consequências de mais? E os que afundaram?
E quantos mais iremos perder para o tráfico? E as promessas da polícia de acabar com o tráfico? Bem, nelas eu já não acredito muito, não porque não confie na polícia mas é porque não acredito que confiscando e prendendo isso vá acabar tão cedo, mas esperar para ver, não é?

Nenhum comentário: