domingo, 2 de novembro de 2008

Literatudo!

A grande - na verdade minúscula - feira literária esperada ansiosamente pelos alunos que, bienalmente, são obrigados a participar dela para receber seus pontos para conseguir passar no aperto do fim de ano! O Literatudo acontece na minha escola, o Colégio Padre de Man, de dois em dois anos, e não tem a participação de toooda a escola, somente as turmas da 7ªs e 8ªs do fundamental e o 1º e o 3º ano do Ensino Médio e Técnico. Nem de perto chega a ser tão grande quando a Tecnoarte e por pouco perde para o Fetec. Não é um evento grande, nem que atraí muita atenção pois é sobre livros, e, como sabem, atualmente é pequeno o número de pessoas que se interessa por livros. Eu, é claro, estou inclusa nesse pequeno número. :P
Nesse ano, o Literatudo fora muito mal organizado, digo na cara dura, houve muitas reclamações, falta de informações, falta de tempo entre outros. O projeto foi avisado para nós a um mês atrás, se não me engano no começo de setembro com uma bela palestra, e nos fora informado de que o Literatudo desse ano trataria de "Uma pausa para a brasilidade", e que os livros com o qual trabalharíamos traria esse tema, mas somente no começo desse mês que nos dividimos em grupo e recebemos o nome dos livros - e do meu grupo fora o livro Um garoto consumista na roça -, tivemos um prazo de 2 semanas para encontrar os livros para comprar - o que é uma coisa extremamente apertada pois em nossa cidade nem sequer já livrarias que prestam -, fora um corre-corre para conseguir os livros e lê-los, isso tudo em meio as primeiras provas da 3ª etapa. E o mais interessante, que faltando nem três semanas para o projeto não tínhamos idéia de como iríamos apresentar. No corre-corre todo, pelo que observei, vários grupos fizeram seu trabalho faltando 5 a 3 dias para a apresentação.
Com todo esse fuzuê finalmente o dia chega! 31 de outubro, o encerramento do mês, o dia das Bruxas, aniversário de dois amigos meus, e o dia de conhecer pessoalmente um amigo meu muito querido. Fora um dia de muitos acontecimentos.
Uma noite de quinta para sexta mal dormida, à sexta de manhã não teríamos aula - os participantes do projeto-, iríamos montar os stands ou ensaiar as apresentações - porque também as apresentações no teatro. Chegando cedo, tomamos posse do nosso território inicial.


Essa foto é do nosso espaço inicial e de parte de nosso material (esse monte de sacola amontoado), havia muito mais coisa que ainda estava para chegar ou estava em outro canto. Ah, aquelas garotas empoleiradas na janela são do meu graaaaande grupo, que é composto por 19 pessoas da 7ª série.

O processo.



Quem aparece agachada no extremos direito do TNT amarelo é a líder do grupo da 727, a Rayane, minha grande amiga. E o Guigui agachado ao lado dela.

Fim!



Depois de umas 3 horas de montagem conseguimos terminar nosso stand, essa foto daí já eu tirei já a noite e as pessoas que aparecem nela são integrantes do grupo, alguns fantasiados de caipiras e outros de pessoas urbanas. Nosso stand mistura o espaço rural com o urbano, na mesa da esquerda colocamos coisas de marca, que representa o consumismo e na mesa da direita colocamos coisas rurais. Nosso stand tinha tanta coisa tínhamos até mesmo coelhos e pintinhos. Na foto, o coelho está no chão, ao lado do menino no centro da foto, os pintinhos não apareceram porque o garoto os tampou na hora.

E, por último, uma foto minha fantasiada de caipira. Nós, fabricianenses já somos conhecidos como caipiras por ser do interior de MG. Mas nessa sexta eu troço a tona minha "caipiragem". Embora eu tenha dito para alguns que eu fiquei caipira-hippie-índia. Meu rosto ficou horrível na foto, ignorem.



E por último uma foto de todas as caipiras do grupo e uma urbana dentro da banheiro, após nós terminamos de fazer a maquiagem e se vestir.


Fim! Esse foi um post realmente gigante!

Nenhum comentário: