domingo, 2 de agosto de 2009

Porque ser adolescente é um saco

“É a idade da liberdade”, claro, claro, somos todos libertos para podermos nos lamentar, e em silêncio, é claro! Adolescência: começa aos 13 e termina quase que aos 21 anos, há diferentes datas, mas no final acaba tudo do mesmo jeito. Adolescência pra mim é o momento que a gente deixa de ser criancinha que briga por brinquedo e vira um crianção que briga por garotos(as), isso, é claro, antecedendo quando viramos crianções gigantes que brigam por dinheiro e poder.

Antes, o maior problema de ser adolescente é escolher ”o que você quer ser quando crescer” aos 17 ou 18 anos. Hoje em dia as coisas estão mil vezes pior, com 15 ou 14 ou até mesmo 13 você tem quer ter decidido tudo do seu futuro, e sem poder vacilar! No final da 8ª, apenas o fundamental, temos que escolher se vamos fazer técnico e, se vamos, temos que escolher o curso, entre tantos e se não, fazemos o científico e ralamos duro com a esperança de passar em alguma boa faculdade (na maioria, federal). Levamos ameaças, xingos, esporros. Mal, mal sabemos o que é automação e escolhemos aquilo como destino eterno. É claro que já mais velho você pode mudar de profissão. Meu pai que já foi professor de português hoje é um pequeno empresário (e o pior, detesta isso). Mais são quantos que tomam coragem pra mudar de rumo? Sinceramente, é foda. Eu não sei se teria coragem. O medo de passar dificuldade é tanto que a gente teme até a respiração.

O tempo todo ouvimos dizer que os chefes de grandes empresas agora são todos jovens, jovens que se empenharam e enfiaram a cara nos livros na nossa idade. Mas porra, cadê toda aquela liberdade que falaram pra gente?

Estamos começando a entender as coisas, percebemos coisas como que dinheiro não é papel pra fazer dobradura, que falar que alguém é feio poder tirar muito dinheiro de você. Mas é agora também que descobrimos coisas que são extremamente difíceis. Entendemos o que é ser excluído ao menos uma vez, vemos o que é humilhação, o que é ter que escolher, o que é ter medo , o que é enfrentar coisas novas, no geral, descobrimos o que é se foder.

E o mais desanimador é que esse tipo de coisa não vai acabar. A gente ta só sentindo o gostinho do que é ser adulto. Claro que a gente não pode ser preso como os que têm maior idade, mas nossas vontades são trancafiadas num espaço minúsculo comparado às grandezas das idéias, nossa cabeça.

Agora, fala sério, ser adolescente é um saco.




Somos um bando de palhaços, fora do circo. [foto da minha turma, ou metade dela, num projeto de caridade]

Um comentário:

Anônimo disse...

simplesmente por que todo adolescente é um saco!!