segunda-feira, 11 de agosto de 2008

A morte

Um texto com um título desse só pode começar com uma descrição bizarra de um assassinato sangrento, asqueroso, maldoso. Um texto desprezível, não recomendado para menores de 16 anos. Talvez seja isso que se deva esperar de um texto com um título desses. Mas... não, não irá começar, a morte não é necessariamente uma praga, uma desgraça, egoísta, gananciosa. A morte pode ser cheia de flores, ou melhor, já é, mas só superficialmente. Flores totalmente sem sentido, devo afirmar. Melhor dizendo irei lhes mostrar que a morte não tem só o lado ruim.

Agora, mudando o título.

- A morte, nem sempre maldosa –

Fujam se quiserem, vocês devem estar me achando uma pirada, nojenta, uma sarcástica repugnante, um anticristo, um “from the hell”, ou seja-lá-o-que-for. Sou meio sarcástica sim, mas irei lhe mostrar que não há maldade alguma em minha opinião.

Confesso, já fui uma que pensava que só havia lado ruim na morte, ou melhor, que a morte só traria desgraça, que a morte só traria perdição. Depois tive minha fase rebelde, depravada e achava que a morte era algo bom, que iria ajudar quem continua vivo. Depois foi me apresentada outra idéia. De um livro, que os recomendo ler, O vendedor de sonhos.

Primeiro, um trecho:

“Não se enganem, o ser humano morre não quando seu coração deixa de pulsar, mas quando de alguma forma deixa de se sentir importante”

Levando isso a mim, eu já morri e ressuscitei zilhares de vezes, sou pior que Jesus Cristo. Deixemos a gozação de lado, morte é algo sério.

Deixe-me lhes explicar, você já deve ter sofrido uma perda, não a morte de um ser humano nem nada do tipo, pode ser de um brinquedo, uma formiga, seu pai, irmão, marido. Ok, talvez seja idiota e desrespeitoso comparar a morte de uma formiga com a morte de um pai, mas gosto muito de trabalhar com simplificações, parábolas talvez.

Então, essas perdas só estarão realmente perdidas quanto não tiverem significado algum para você. De que adianta viver se você viverá para sempre? Qual será o sentido? Qual será o sabor especial daquele chocolate se ele durar para sempre? Provavelmente você enjoaria dele, o deixaria de lado.

Talvez esse seja o sentido da morte.

A pessoa pode ter morrido a anos, você ainda se lembra dela, ela ainda esta viva.Ainda tem lembranças, más ou ruins, a vida não é feita só de glórias, desgraças também podem ser boas.

Outra citação, dessa vez de um livro de infanto-juvenil, Poderosa 2, uma frase que foi escrita na sepultura de uma falecida senhora muito querida por todos.

“Vó Nina está viva dentro da gente”

Por razões adversas ‘Vó Nina’ acaba realmente voltando a vida. Mas isso faz parte da história do livro, que não irei lhes contar.

Continuaremos vivos?

Um comentário:

g.winme disse...

Certas coisas nós nunca entenderemos, mas, algo é certo: Sem a morte, nós não viveríamos, e mesmo que vivéssemos, desejaríamos a morte.